No Dia dos Enfermeiros, conheça a são-joseense que se recupera do coronavírus


São José dos Pinhais em uma semana passou de 35 para 54 casos testados como positivo e chegou ao terceiro óbito

Blog Single A diretora da Atenção Primária em Saúde e enfermeira, Ivete Villar
Ontem (11), a Prefeitura de São José dos Pinhais confirmou a terceira morte por coronavírus, um homem de 53 anos morador no Bairro Campo Largo da Roseira. A cidade apresentou um expressivo aumento no número de infectados testados em uma semana. Nos dias que antecederam o Dia das Mães, as ruas centrais estavam cheias. De segunda (04) até ontem segunda (11), o número passou de 35 para 54 infectados. A confirmação do óbito foi da secretária de Saúde, Débora Chemin. “Os três óbitos de homens e, culturalmente, os homens se cuidam menos. E quero destacar a importância dos cuidados no trabalho dos enfermeiros no Dia Internacional dos Enfermeiros (12 de maio)”, acrescentou a secretária, por meio do Facebook da Prefeitura de São José dos Pinhais, que teve a participação no vídeo da enfermeira Ivete Villar, que se ausentou do departamento para quarentena com coronavírus.

“Sou a diretora da Atenção Primária em Saúde, Ivete Villar. Tenho quase 30 anos de carreira e já trabalhamos em outras pandemias (...) e eu que achava que dentro de um departamento sem muito contato com pacientes estaria imune, mas a gente anda na rua, vai ao mercado e outros locais de maiores cuidados. Com a dor no corpo e falta de ar, fiz o teste e deu positivo”, comentou Ivete Villar.

“Receber o resultado não é fácil, com tantas notícias e preocupação de evoluir na doença. Mas, a gente tem apoio da família e dos amigos. Fiquei na expectativa de quem estava ao meu redor e que pudesse estar contaminado. Com as máscaras e procedimentos, quem trabalhava comigo e, até familiares, não testaram positivo”, falou Ivete Villar.


Dados até esta terça-feira (11) em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a tarde de hoje (11), mostra 54 casos confirmados, 29 mulheres e 24 homens 01 não informado, média de 44 anos de idade, com 02 pessoas internadas, 03 em isolamento domiciliar, 03 não informados e 43 recuperados. O mapa também trata de 12 casos em investigação e 260 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e o primeiro óbito em 29 de abril.


Vídeo com a participação de Ivete Villar

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: