Com 37% mais casos de coronavírus em uma semana, SJP pode rever reabertura


Curitiba decretou novo fechamento de bares, academias e igrejas ao disparar em infecções de covid-19

Blog Single Imagens recentes da Secretaria de Saúde na Rua XV de SJP no mesmo local para mostrar aglomero
A Prefeitura de Curitiba decretou no fim de semana a volta do fechamento de estabelecimentos comerciais como os bares, de serviços como academias e religiosos como igrejas. Segundo o Executivo da Capital, trata-se de mudança da bandeira sinalizadora de nível 01 para nível 02 pelo fato da contaminação coronavírus ter aumentado de média de 14 casos/dia para até um pico de 220 novos casos em um mesmo dia. Outro fato preocupante é a ocupação das UTIs públicas em 74%. A medida pode ser seguida por São José dos Pinhais, conforme alerta da secretária de Saúde, Débora Chemin.

“Se não fizerem a parte que lhes cabe, pois as pessoas estão relaxando, com mercados e lojas cheios, e tivemos subida de casos mesmo em alerta territorial, se não houver responsabilidade, podemos ter sim um lockdown (fechamento de outros setores e exigência de confinamento em casa). Ficar sem circular é uma medida poderosa”, comentou a Débora Cristina M. F. Chemin, em live no Facebook.

Em uma semana, São José dos Pinhais registrou de 06 a 13 de junho aumento de 37% em contaminados, sendo de 252 para 349, e mais cinco óbitos, de 07 para 12 mortes, conforme relatório da Secretaria de Saúde.

A primeira reabertura ao comércio são-joseense ocorreu dia 24 de março via o decreto nº 3796, e no dia 30 de abril a Prefeitura de São José dos Pinhais publicou o decreto (nº 3.800) que também possibilitou a reabertura de academias, igrejas, galerias e shoppings. As normas, da mesma forma que impõem restrições ao comércio de rua, com exigência de máscaras para quem atende e também máscaras nos clientes, condicionou ocupação máxima quanto a capacidade em 15% nas missas e cultos e 50% no caso de shopping.


Dados até esta segunda (15) em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje, mostra 350 casos confirmados, 151 mulheres e 199 homens, média de 40 anos de idade, com 14 pessoas internadas, 23 em isolamento domiciliar e 301 recuperados. O mapa também trata de 135 casos em investigação, 535 testes negativos e 12 óbitos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.

PautaSJP.com



Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: