Em live da Pref. SJP, 70% querem mais restrição no comércio contra o coronavírus


Novo decreto impede atividades comerciais no fim de semana. Cidade teve três mortes ontem. Confira os principais pontos que valem de 24/06 a 07/07.

Blog Single Documento foi publicado ao fim da tarde de ontem, quando representantes municipais divulgaram as medidas no Facebook
Como outras cidades metropolitanas, baseado no decreto estadual (4.885) de 19 de junho que endurece as restrições de circulação por causa da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de São José dos Pinhais emitiu ontem (23) novo decreto (3.857) que amplia a restrição de circulação da população pelas próximas duas semanas. Da mesma forma que no lançamento dos decretos anteriores, muitas pessoas se manifestam contra a restrição de funcionamento do comércio e outras a favor, como na live ao fim da tarde pela Prefeitura no Facebook que tratava do impedimento do comércio no fim de semana.

Com início às 17h30, e término depois das 18h30, o comunicado, com participação de secretários como a secretária de Saúde, Débora Chemin, chegou a ter mais de 700 internautas online, 728 comentários, 113 compartilhamentos que totalizaram 12 mil visualizações.

Levantamento superficial entre opiniões contrárias e a favor de mais restrições ao comércio, por meio dos comentários, mostra cerca de 70% de são-joseenses a favor e 30% contra. Muitas mensagens são bem claras quanto ao apoio com frases como “Fecha Tudo” e da mesma maneira sem apoio como “Teremos Desemprego”.

Após seis mortes em uma semana, em 24h, de segunda (21) para ontem (22), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que três pessoas morreram de covid-19, incluindo o primeiro óbito na central de atendimento específica de coronavírus na antiga UPA da Rui Barbosa.


Novidades decreto 3.857
Várias medidas, como obrigação de uso de máscaras nas ruas e dentro dos estabelecimentos comerciais e de serviços foram mantidas. Encontros religiosos em missas e cultos, conforme decreto anterior que trata de restrição, também mantidos. O PautaSJP.com separou algumas das principais novidades.

- art. 2° os seguintes serviços e atividades deverão funcionar com restrição de horário e/ou modalidade de atendimento:
I – atividades comerciais em geral: das 10 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira, com proibição de abertura aos sábados e domingos;
II – shopping centers: das 12 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com proibição de abertura aos sábados e domingos;
Exceção no delivery.
§ 2º fica proibida a abertura de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares aos sábados e
domingos.
§ 3º Os restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares, de segunda a sexta-feira, somente poderão funcionar até as 22 horas.
§ 4º Fica proibida a abertura de salões de beleza, barbearia e congêneres aos sábados e domingos.
§ 5º Fica proibido o consumo de alimentos e bebidas no interior de padarias.
Art. 3º Fica proibido o acesso de crianças menores de 12 (doze) anos no comércio em geral.
Art. 4º Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas após às 22 horas.
Art. 5º Fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após às 22 horas.


Atualização mortes, infectados e recuperados em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje, mostra 21 óbitos, 499 casos confirmados sendo 236 mulheres e 263 homens, média de 41 anos de idade, com 17 pessoas internadas, 40 em isolamento domiciliar e 421 recuperados. O mapa também trata de 225 casos em investigação e 691 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.


Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais


Decreto 3.857 da Prefeitura de São José dos Pinhais

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: