SJP tem 628 recuperados sendo a cidade com mais infectados coronavírus da RMC


Entre os pacientes que venceram a doença, Antonio Gonçalves, 69 anos, morador do Afonso Pena, que ficou um mês no Hospital São José

Blog Single Antonio Gonçalves, 69 anos (ao meio da imagem), com outros pacientes, saindo de hospital na última terça (30)
Em meio a um cenário como a cidade metropolitana mais populosa (320 mil habitantes) e maior número de infectados (726) e óbitos (37), São José dos Pinhais também possui casos de superação entre os 628 contaminados que se recuperaram do coronavírus, como do aposentado e morador do bairro Afonso Pena, Antonio Gonçalves, de 69 anos, que ficou internado todo o mês de junho no Hospital São José dos Pinhais.

Depois de quatro semanas, sendo 26 dias na UTI, Antonio deixou o hospital em momento de confraternização entre a equipe médica e os seus familiares. “Não podíamos vê-lo, mas nos ligaram para estarmos na saída do hospital e fomos até lá, no dia 30 de junho, para agradecer aos enfermeiros e médicos e todos que trabalham na unidade”, diz Janaína Palacio Gonçalves, filha de Antonio, que passou este período de grande angústia na companhia de sua irmã e irmão, mais a mãe e demais familiares.

“A gente foi evitando visitar o pai e a mãe, ainda antes da infecção, e ele se cuidava, pois saía só para ir ao supermercado. Foram duas consultas em cerca de uma semana no posto de saúde do Afonso Pena quando sentiu mal estar, um pouco de febre e dor de garganta. O médico receitou paracetamol e pediu para ele ficar isolado. Mas um dia o ar começou a faltar e a terceira vez que foi no posto de saúde já saiu de ambulância ao Hospital São José, sendo internado dia 31 de maio e entubado na UTI no dia seguinte. O nosso emocional para enfrentar todos esses momentos variou conforme os boletins médicos que davam pequena piora ou pequena melhora”, lembra Janaína Gonçalves, que, como sua mãe e demais membros da família, testou negativo para a doença.

Os cuidados, ainda segundo Janaína, vão além do hospital. “Mesmo após a alta, meu pai se alimenta com sonda e precisa de consultas semanais com fonoaudióloga e fisioterapia”, acrescenta Janaína Palacio Gonçalves.


Atualização mortes, infectados e recuperados em SJP dia 06 de julho
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje (06), mostra 37 óbitos, 726 casos confirmados sendo 370 homens e 356 mulheres, média de 41 anos de idade, com 32 pessoas internadas, 29 em isolamento domiciliar e 628 recuperados. O mapa também trata de 256 casos em investigação e 911 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.


Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais


Saiba o perfil dos óbitos entre as primeiras 30 vítimas
A 1° vítima: Homem de 53 anos, morador do Aristocrata.
A 2° vítima: Homem de 65 anos, morava no bairro Guatupê.
A 3° vítima: Homem de 57 anos, morador do bairro Campina do Taquaral.
A 4° vítima: Mulher de 75 anos, moradora do Campestre da Faxina.
A 5° vítima: Mulher de 82 anos, moradora do bairro Jardim Ipê.
A 6° vítima: Homem de 62 anos, morador do bairro Guatupê.
A 7° vítima: Homem de 83 anos, morador do bairro Jardim Cruzeiro.
A 8° vítima: Homem de 60 anos, morador do bairro São Francisco.
A 9° vítima: Homem 55 anos, morador do bairro São Marcos.
A 10° vítima: Mulher de 62 anos, morava no bairro Borda do Campo.
A 11° vítima: Homem de 46 anos, morador da Borda do Campo.
A 12° vítima: Homem de 41 anos, morador da Borda do Campo.
A 13° vítima: Homem de 57 anos, morador do bairro Guatupê.
A 14° vítima: Homem de 64 anos, morador do bairro Guatupê.
A 15° vítima: Mulher de 61 anos, moradora do Jardim Suíça (bairro Quississana).
A 16° vítima: Mulher de 85 anos, moradora do bairro São Marcos.
A 17º vítima: Homem de 58 anos, morador do bairro Borda do Campo.
A 18º vítima: Mulher de 57 anos, moradora do bairro Guatupê.
A 19º vítima: Homem de 38 anos, morador do bairro Ipê.
A 20º vítima: Homem de 63 anos, morador do bairro Quissisana.
A 21º vítima: Homem de 64 anos, morador do bairro Afonso Pena.
A 22º vítima: Homem de 63 anos, morador do Aristocrata.
A 23º vítima: Homem de 78 anos, morador do Aristocrata.
A 24º vítima: Homem de 100 anos, morador do Cruzeiro.
A 25º vítima: Homem de 36 anos, morador do Rio Pequeno.
A 26º vítima: Homem de 71 anos, morador do bairro Contenda.
A 27º vítima: Homem de 74 anos, morador do bairro Cruzeiro.
A 28º vítima: Homem de 70 anos, morador do bairro Santo Antônio.
A 29º vítima: Mulher de 74 anos, moradora do bairro São Marcos.
A 30º vítima: Homem de 66 anos, morador do bairro Afonso Pena.


39 leitos de UTI em SJP
Caso não seja possível acompanhamento em casa, os pacientes serão internados no Hospital Municipal São José dos Pinhais (HMSJP) ou na Unidade de Atendimento Avançado da Avenida Rui Barbosa. A unidade foi reformada pela Prefeitura de São José dos Pinhais e passa a atender com exclusividade pessoas com suspeita de coronavírus, todos os dias, das 7h às 24h. No HMSJP são 10 vagas de UTI adulto. Com a UPA Afonso Pena, incluindo leitos infantis, mais a Unidade de Atendimento Avançado da Rui Barbosa, de acordo com a Prefeitura, o município dispõe de 39 leitos de UTI e poderia ampliar o número para mais 15 vagas.

Até sexta (03), a porcentagem de leitos ocupados na cidade era de 70%. A orientação é que todas as pessoas que considerarem que estão com sintomas de coronavírus compareçam na Unidade de Atendimento Avançado da Avenida Rui Barbosa.


Estrutura vinculada ao SUS
- Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, (41) 3283-5522, Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, nº 1747, Bairro: São Pedro.
- Unidade de Atendimento Avançado da Avenida Rui Barbosa, (nº de rua 10471). Casos suspeitos podem procurar o atendimento via telefone pelo número (41) 3381-6388 ou Whatsapp pelo (41) 98508-0364.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: