Comércio em São José dos Pinhais volta a funcionar hoje (15)


Município segue governo estadual e não prorroga paralisação. Na última terça, cinco óbitos foram registrados em 24h na cidade por causa do coronavírus.

Blog Single Movimento na parte da manhã na Rua XV era como em dias anteriores
São José dos Pinhais tem hoje (15) a reabertura das atividades comerciais consideradas não essenciais, como lojas de roupas e salões de cabeleireiros. Como o governo do Estado, o município decidiu não prorrogar por uma semana o decreto (nº 4942) publicado dia 30 de junho, válido entre 01 a 14 de julho. Impedimentos, como não funcionamento de supermercados aos fins de semana, estão liberados. A medida vem em momento delicado pelo fato da cidade e Estado apresentarem curva crescente de mortes e infecções de coronavírus.

A reportagem esteve na rua central são-joseense e o movimento era calmo. Segundo uma lojista com mais de 30 anos de ponto comercial na Rua XV, a paralisação nas últimas duas semanas impactou negativamente nas vendas, porém, mais experiência ajudou a enfrentar a restrição. “No mês de março, a gente fecho as portas sem saber muito o que fazer, e no mês de julho já estávamos mais organizados para atender por telefone e nos canais de internet”, conta Ivelize Persicotti.

A retomada também fez com que empresário optasse por manter o atendimento de retirada de produto no balcão, como José Zanchetta, da Cantina Zanchetta. “Foi uma decisão particular de continuarmos por mais uma semana com este sistema de entrega e sem público diante dos números de aumento da pandemia”, conta José Zanchetta, proprietário de restaurante na Campina do Taquaral.


Paraná e São José dos Pinhais
Boletim epidemiológico mostra 57 mortes dia 14 de julho (ontem) e o Paraná soma 44.870 casos e 1.129 óbitos em decorrência da doença. O mapa Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais apresentou na última segunda (13) cinco mortos em 24h, maior número de casos fatais. Quando o índice de ocupação de leitos de coronavirus e outras enfermidades não é de 100%, a lotação fica entre 70 e 80%.


Atualização de mortes, infectados e recuperados em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje, mostra 53 óbitos, 41 internados, 64 infectados em isolamento domiciliar, 787 pacientes recuperados. Entre os 945 casos confirmados, são 466 homens e 479 mulheres e média de 42 anos de idade. O mapa também trata de 321 casos em investigação e 1.029 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.


Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: