Testou positivo covid-19 e circulando por SJP = prisão!


Desrespeito à quarentena pode gerar detenção de um mês a um ano mais multa. Pena pode aumentar para 18 meses se profissional for da saúde pública.

Blog Single Punição técnica é causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênico
Uma das maneiras de se impedir a propagação do novo coronavírus é isolando os pacientes infectados durante o período em que podem contagiar outras pessoas. É por isso que quem é atendido na Unidade Avançada Rui Barbosa em São José dos Pinhais e apresenta os sintomas compatíveis com a doença, mesmo que sejam leves, recebe a orientação para permanecer em isolamento em domicílio, inclusive isolado dos demais familiares, até que o resultado do exame fique pronto.

Além da orientação da Organização Mundial da Saúde, de acordo com a Lei n.º 13.979/2020 elaborada pelo Congresso Nacional, algumas medidas foram tomadas para o enfrentamento da Covid-19, entre elas o isolamento e a quarentena para evitar a disseminação e a contaminação do coronavírus.

Portanto, se surgirem sintomas da Covid-19, o paciente deve procurar o atendimento médico na rede particular ou na pública e, se necessário, fazer os exames para verificar. Se der positivo, seguir todas as recomendações médicas de isolamento social e quarentena prescritas pelo médico.

O Código Penal possui medidas de punição para aqueles que descumprirem a ordem e intenções que possam prejudicar outras pessoas e aumentar a disseminação da Covid-19.

1) Epidemia (art. 267 do Código Penal)
Se refere a causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênico. Significa que quando o crime é praticado por determinada pessoa, que sabe que está contaminada por algum vírus e sai deliberadamente transmitido a doença para outros. Por exemplo, se uma pessoa infectada, sabendo que está doente, viaja para uma comunidade isolada onde o vírus ainda não tenha chegado. E que, a partir da chegada do viajante, alguns habitantes começam a apresentar o quadro de infecção viral. Se ficar provado que a doença chegou por ele, a pessoa pode pegar de 10 a 15 anos de prisão, podendo ter a pena dobrada caso o fato tenha resultado em alguma morte.

2) Desobedecer agente público (art. 330 do Código Penal)
Se refere a desobedecer a ordem legal de um agente público. Pode ser aplicada quando um policial ou qualquer outro agente determinar, por exemplo, se for determinado que não seja formado fila ou aglomeração em algum local. Quem desobedecer, a punição é detenção de 15 dias a seis meses, mais multa.

3) Omissão de notificação de doença (art. 269 do Código Penal)
O médico precisa notificar à autoridade competente caso verifique suspeita de infecção pelo coronavírus, se não fizer, está sujeito a punição. Se um médico diagnosticar o caso como suspeito e não avisar ao gestor público pode ter uma punição de seis meses a dois anos e multa.

4) Infração de medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal)
Se refere a infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, ou seja, é a punição aplicada para quem viola qualquer determinação do poder público que tem como objetivo impedir a introdução ou propagação do coronavírus. Essa medida pode ser aplicada quando, por exemplo, uma pessoa se recusa a ficar de quarentena ou em isolamento quando detectado a contaminação por coronavírus. Ou, quando um proprietário de um determinado estabelecimento comercial mantém sua loja aberta mesmo com decreto para fechar.

A punição é de um mês a um ano de prisão, mais multa. A pena pode ser aumentada em um terço se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.


Atualização de mortes, infectados e recuperados em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje, mostra 79 óbitos, 28 internados, 106 infectados em isolamento domiciliar, 1077 pacientes recuperados. Entre os 1290 casos confirmados, são 634 homens e 656 mulheres e média de 42 anos de idade. O mapa também trata de 345 casos em investigação e 1.478 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.


Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais


PautaSJP.com e informações da Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: