Associação Comercial e empresas promovem serviços e quaificação na APPAM

Blog Single
Entidade há 16 anos atende crianças de São José dos Pinhais e região com
Mielomeningocele, doença que atinge os membros inferiores

A Associação Comercial de São José dos Pinhais, com apoio de empresários e profissionais liberais, promoveu ontem à tarde, na sede da APPAM - Associação de Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele, no Jardim Brasil, a entrega de 216 kg de alimentos provenientes dos convites do jantar do Dia da Indústria da Aciap, realizado em 26 de maio.
A entidade foi indicada pelo empresário Adelino Venturi, coordenador da Câmara Setorial Imobiliária. “Nós mobilizamos pessoas da associação e amigos para apoiar a APPAM e principalmente conhecer de perto este belo trabalho que é realizado com crianças portadoras desta doença da coluna vertebral que atinge os membros inferiores”, explicou Adelino.
De acordo com a assistente social Daniele Gonsalves a APPAM é cada vez mais conhecida entre os empresários e comunidade em geral. “Nós temos programas de troca de impostos por contribuições de empresas, parcerias com faculdades como a Pilares na implantação do novo curso, que é de informática, entre outras formas de viabilizar o atendimento da associação para dezenas de pessoas”, disse Daniele, que informou ainda sobre o trabalho de saúde em geral com os pequenos e seus pais, “trabalhamos com a Secretaria Municipal de Saúde com outros atendimentos, não apenas de Mielomeningocele, e muitas vezes as crianças e o pais chegam de longe e passam a noite aqui, pois os tratamentos em hospitais podem demorar mais de um dia”, falou Daniele.
A programação do dia teve corte de cabelo das crianças, uma atividade voluntária de três cabeleireiros da Torriton Taunay, entrega de alimentos e uma palestra sobre cooperativismo com Ronaldo Rodrigues Garcia do Sicredi, que realizou uma explanação para os pais e funcionários da APPAM sobre diferentes possibilidades de associativismo para coleta, manufatura, transformação de materiais e alimentos, e geração de serviços.

De zero a oito anos na APPAM
Iago Lacerda é um garoto de oito anos de idade que reside em Cerro Azul, cidade metropolitana localizada a 105 Km de São José dos Pinhais. Segundo a mãe, Vilma Lacerda, no bairro onde moram é comum o vizinhos verem Iago andando de bicicleta. O fato de ser portador de Mielomeningocele se torna visível apenas quando ele deixa o brinquedo, mas segundo Vilma, ele não se incomoda e é uma criança feliz. “O Iago adora pedalar por aí, e hoje, o primeiro lugar que ele veio aqui na Appam foi na bicicleta ergométrica”, disse Vilma. Ela e o filho freqüentam a associação desde o nascimento de Iago e saem de Cerro Azul todas as sextas-feiras para que ele tenha as atividades de fisioterapia e ginástica.
Uma das meninas que cortou cabelo foi Isabela de Brito, de três anos, que mora na Colônia Rio Grande. A mãe dela, Jaqueline de Brito, contou que Isabela é considerada pelos fisioterapeutas como exemplo de tratamento bem desenvolvido. “Ela é como a menina propaganda da associação, pois está cada vez com mais liberdade no andar”, disse Jaqueline. A APPAM está localizada na Rua José Fernandes Filho, n° 340, Jardim Brasil. O telefone é (41) 3382-5298.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: