Portinari para todos

Blog Single
Mais de 40 anos após a morte do pintor Candido Portinari, família autoriza reprodução de telas em canvas, através de técnica inédita chamada RCR - Reprografias Certificadas Recriar

A família do pintor Candido Portinari assinou contrato de licenciamento com a Recriar, empresa fundada em 2005 especializada na reprodução de obras autorizadas de artistas e ícones da pintura universal. Este contrato resultará na reprodução de obras do pintor em canvas, comercializadas a partir dessa semana para todo o Brasil usando técnica inédita no País desenvolvida pela empresa e denominada RCR – Reprografias Certificadas Recriar.

Mediado pela Angelotti Licensing, agente de licenciamento da Portinari Licenciamentos, o contrato entre as empresas contempla em sua primeira etapa a reprodução de cerca de 200 telas (selecionadas em um impressionante acervo de cinco mil obras) de forma controlada, resultando em RCR’s numeradas, catalogadas, com selo holográfico e certificado de autenticidade emitido por João Candido Portinari, filho e herdeiro universal do artista.

“O nome Portinari também está presente em produtos exclusivos do Boticário e da Amsterdan Sauer, a partir de uma forte estratégia de posicionamento, que associa a marca Portinari somente a produtos exclusivos, cujos conceitos são relacionados à maestria, brasilidade, beleza e amor à vida”, enfatiza João Candido Portinari, que preside a empresa.

À frente da Recriar, situada em Curitiba-PR, o empresário e fundador da empresa, João Rezende, compartilha do pensamento de Chopin. “A arte é o espelho da Pátria e o País que não a valoriza, jamais verá a imagem da sua própria alma". De acordo com ele, uma conseqüência imediata desta visão é a necessidade de que todos os brasileiros tenham acesso ao que de melhor a arte produziu em nosso País. Assim, a Recriar vem responder a esta necessidade, com a introdução das RCR's no mercado.


Recriar - paixão pelo universo artístico
O empresário João Rezende passou mais de três anos debruçado sobre máquinas, cores e telas até encontrar uma fórmula que permitisse imprimir as reproduções em canvas, com percepção visual equivalente à original. Tamanho zelo com a fidelidade ao trabalho levou a Recriar a desenvolver e registrar a técnica denominada RCR – Reprografias Certificadas Recriar, fruto de muita pesquisa, acrescida de alta tecnologia.

“O respeito ao direito autoral do artista é o que norteia nosso trabalho, tanto que toda obra comercializada pela Recriar rende uma remuneração a quem assinou a mesma”, explica João Rezende. “Temos o cuidado de certificar as RCRs somente após a averiguação da fidelidade das cores, onde buscamos obter a máxima semelhança com o original e a alta resolução das imagens, que permitem exibir os detalhes das pinceladas de cada quadro”. Dessa forma, o revendedor, o artista e o consumidor ficam satisfeitos, originando uma cadeia de valor auto-sustentável, nutrida por um processo que consiste em fornecer arte de alta qualidade a preços acessíveis.


Enfim, a obra para o público
Mais de 95% da obra de Portinari estava inacessível ao público, confirmando uma previsão feita por Antonio Callado, biógrafo do pintor, 15 anos após a sua morte. "Segregado em coleções particulares, em salas de bancos, Candinho (Portinari) se vai tornando invisível. Vai continuar desmembrado o nosso maior pintor, como o Tiradentes que pintou?" Nos últimos 30 anos, o Projeto Portinari pacientemente localizou, pesquisou e catalogou mais de cinco mil obras, espalhadas por todo o Brasil e em mais de 20 países das três Américas, da Europa e Oriente próximo, cujo paradeiro antes era ignorado.

A proposta da Recriar não é fazer com que a reprografia tome espaço das obras originais. O que a empresa – que tem como slogan A Casa Brasileira da Arte – vislumbra é que a RCR seja uma alternativa viável a quem busca opções na arte brasileira com excelente qualidade e preços adequados à sua realidade. “Hoje trabalhamos com redes hoteleiras e clientes que acabaram de montar suas casas, mas não tinham opção de adquirir obras brasileiras de grandes artistas brasileiros. Agora isso é possível”, destaca Rezende. O empresário tem como metas para o próximo ano firmar parcerias com estabelecimentos de venda de arte, decoração, arquitetura e hotelaria de todo o Brasil. “As reprografias são uma excelente opção para quem procura belas obras a preços acessíveis, com o diferencial de encontrar agora em nosso acervo de mais de duas mil obras, quadros com a grandeza de Portinari”.


Serviço – Recriar
Endereço: Rua Santa Helena, 762 – Pinhais-PR
Telefone: (41) 3557-6000
Site: www.recriararte.com.br
Vendas pelo (41) 3557-6000 ou através do site


Informações para a imprensa – Básica Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Daniela Licht – MTB 3791/15/15v
Fone: (41) 3019-9092-9228-9577 / e-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: