Música para ver e imagem para ouvir

Blog Single
Músico e artista plástico curitibanos lançam DVD SOLO em experiência moderna que une sons ilustrados por imagens do cotidiano, dias 23, 24 e 25 de janeiro o Memorial de Curitiba

O músico e compositor Angelo Esmanhotto e o artista plástico Daniel Carvalho lançam nos dias 23 (21h30), 24 e 25 (10h30) de janeiro, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba) o DVD SOLO, em um espetáculo que une música e imagens.

Nos espetáculos, Angelo Esmanhotto apresenta nove composições suas interpretadas com solos de guitarra acompanhadas de arranjos musicais construídos por seqüenciador Midi.

Cada composição é ilustrada por um vídeo, criado por Daniel Chaves. São imagens contemporâneas captadas por câmera digital, que mostram detalhes de caminhos por onde as pessoas passam diariamente, mas não se dão conta de sua existência.

“Os caminhos fazem parte da nossa realidade, mas raramente os percebemos”, lembra Esmanhotto.

As imagens projetadas durante as composições são do piso da Igreja das Mercês, calçadão diante do Teatro Guairá, Rua São Francisco. São detalhes de asfaltos, calçadas, bloquetes e petit-pavês que caracterizam a paisagem urbana de Curitiba.

A inspiração para o trabalho veio da Psicologia Oriental, que se refere às três gunas, ou faixas de identidade do ser. De acordo com esta orientação, a essência da qual o universo é feito em qualquer de seus estados, resulta da combinação de três qualidades ou gunas: Sattwa (ritmo), Rajas (movimento), Tamas (inércia).

Sattva é o princípio da inteligência superior, fluidez, suavidade e harmonia; Rajas, o princípio da energia mental racional, turbulência, emoção e impulsividade; e Tamas, o princípio da inércia, densidade, ignorância e resistência.

“A intenção com a música e as imagens é despertar uma posição consciente perante o estado de Tamas para os caminhos do cotidiano”, explica Esmanhotto.

Ao associar as músicas as imagens, o músico pretende proporcionar ao público uma experiência de integração audiovisual completa. “Por este motivo estamos lançando um DVD e não um CD. A experiência sensorial se completa com os sons e os vídeos”, revela.

O DVD SOLO foi produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba com apoio da Nokia Siemens Network.

Angelo Esmanhotto é formado em Musicoterapia pela FAP. Estudou na Basiléia (Suíça), música e alaúde medieval na Scola Cantorum Brasiliensis e música clássica da Índia (sarod) no Ali Akbar College of Music. Fundador do Conjunto Renascentista de Curitiba e Studium Musicae. É autor de trilhas sonoras para cinema, teatro e dança. Leciona música clássica indiana, violão, guitarra e composição.

Daniel Chaves é formado em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e utiliza o vídeo como forma de expressão. Trabalha com design gráfico e fotografia na área de arte e educação.

SERVIÇO:
Lançamento do DVD SOLO, de Ângelo Esmanhoto e Daniel Carvalho
Apresentações dias 23 (21h30), 24 (10h30) e 25(10h30)
Teatro Londrina – Memorial de Curitiba. Entrada gratuita

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: