Chamamento para um novo tempo

Blog Single
Adelino Venturi*

É assim que podemos enfocar a nova realidade em São José dos Pinhais. Em recente entrevista a uma publicação de âmbito estadual e nacional, fomos questionados sobre esse novo tempo que a nossa cidade vive; que o Metrópole consagra frequentemente, em editorial, como a modernidade do industrialismo.

Assim, tivemos a oportunidade de revelar nossa visão e nosso pensamento estrutural dessa questão, de maneira objetiva, sem o comprometimento com grupos ou facções de cunho político e comunitário. Analisamos a nossa cidade no seu conteúdo amplo, na sua condição de cidade que se situa no foco da área onde o desenvolvimento paranaense se revela de maneira clara, absoluta: a região metropolitana de Curitiba.

Em São José dos Pinhais, convivem dois perfis de desenvolvimento, ambos em franca convergência: comunitário e empresarial.

A nossa sociedade, que conserva as melhores tradições de uma colonização promovida por grupos étnicos, vem produzindo um perfil comunitário que revela organizações bem montadas, bem estruturadas, como é o caso da nossa Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), nossos conselhos comunitários, associações de moradores –em sua maioria voltadas para os verdadeiros interesses comunitários- organizações não governamentais de mérito e com ampla folha de serviços e um leque de entidades de apoio social e promoção humana que servem de exemplo e modelo para outras iniciativas no estado, em relação a uma ação social competente, coerente e que respeita os seres humanos e animais.

No campo empresarial, São José dos Pinhais dá um banho. De maneira sintética, podemos destacar que a cidade tem o melhor perfil do estado nesse campo –e um dos melhores do país, considerando-se que a imprensa nacional especializada situa a cidade entre as quarenta mais importantes do país.

A referência é o polo automotivo. De passagem, lembre-se que enquanto a Audi Volkswagen amplia seus espaços de mercado em todo o mundo, abrindo novas fronteiras, como a China, a Renault do Brasil venceu a competição mais importante no cenário paranaense, o Prêmio de Empresa Grande Exportadora, em 2008, promovido pelo Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Associação Comercial do Paraná (ACP).
São José dos Pinhais no campo empresarial não se limita ao setor automotivo. Temos um amplo leque de empresas industriais em áreas importantes, tais como: alimentos, metalurgia, cosméticos, madeireiras, móveis e da maioria dos demais segmentos dessa área de produção.

De resto, a nossa cidade apresenta um ambiente de qualidade de vida e desenvolvimento intelectual da nossa população, no âmbito de um competente sistema de ensino, desde o básico, secundário, profissionalizante e universitário.
São José dos Pinhais é, sem dúvida, um ícone desse novo tempo, da nova era, o terceiro milênio.

*Adelino Venturi é professor, empresário e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: