São José Empreendedor

Blog Single
Adelino Venturi*

Na seqüência analítica do perfil empreendedor de São José dos Pinhais, é oportuno destacar, hoje, a enorme potencialidade do nosso município para a implantação de estruturas econômicas, principalmente nas áreas de indústria, comércio e serviços.

O nosso pólo industrial foi construído sobre uma base muito sólida de valores estratégicos que a nossa cidade possui e que a diferencia das demais na região e em todo o Paraná.

Ainda ontem, agentes do ramo imobiliário comemoraram a possibilidade de implantação de mais uma grande empresa internacional no Paraná e, possivelmente, em São José dos Pinhais. Trata-se de uma empresa de alimentos, que vai transferir sua unidade de Santa Catarina e realizar investimentos iniciais de 10 milhões de dólares. Numa segunda etapa, seriam investidos mais 40 milhões de dólares em parcerias para compra e distribuição de arroz. É a Campeiro Alimentos, uma das maiores produtoras de arroz da região Sul. Ontem, o dono da empresa, o americano Gary Kennedy, foi até o Palácio das Araucárias para tratar do assunto com o vice-governador Orlando Pessuti e com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho. O empresário explicou que a sede da empresa também deverá ser transferida para a região metropolitana de Curitiba.

É nestes momentos que ressaltam os valores estratégicos do nosso município. Além de um conceito empresarial de modernidade, de avanço, de vanguarda, a nossa cidade oferece os principais modais de transporte (rodoviário, aeroviário, ferroviário) em um sistema de infra estrutura de transportes que segue no mesmo perfil de avanço.
São José é, hoje, a porta aberta do Mercosul e das demais regiões da economia globalizada.

É necessário destacar o que afirmou o empresário americano no encontro com as autoridades paranaenses. Gary Kennedy ressaltou a mão de obra qualificada que o Estado dispõe. “O Paraná tem uma combinação do que achamos mais importante para a empresa, que são pessoas já preparadas para trabalhar, educadas, além de ficar entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, o que facilita a distribuição”, destacou. Disse, também: “Temos pessoas que precisam viajar para todas as partes do país e que querem morar em Curitiba. Se fosse outro lugar, não poderiam viajar tão facilmente”, explicou.

É óbvio que o empresário referiu-se ao modal de transporte aeroviário, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, aqui em nossa cidade.

São José dos Pinhais tem, portanto, todas as credenciais para ser a sede dessa grande empresa e a maior delas é sua gente, que o próprio empresário reconheceu como capacitada para atuar num mercado de trabalho qualificado e cada vez mais exigente.

Agora, só resta aguardar que o olho clínico e a visão analítica desse novo investidor consagrem mais uma vez a nossa cidade como um dos mais importantes centros de produção e de negócios em geral do país.

*Adelino Venturi é professor, empresário do setor imobiliário e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: