Políticas públicas de juventude

Blog Single
Por Cristiano Bassa

A juventude deve estar ciente dos acontecimentos políticos em suas localidades em que vivem, bem como fazer um chamamento à responsabilidade de todos os jovens para que assumam de fato, e de direito, o seu lugar na condução dos destinos administrativos de seus Municípios.

A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas idéias e construir um novo caminho. O Jovem não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. Devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos.

A juventude é fator determinante e central na estratégia de desenvolvimento de qualquer cidade pois detém enorme potencial modificador da realidade, por isso é importante investir na juventude e na construção de políticas públicas para este segmento. Se ignorarmos esse grande contingente geracional podemos perder boa parte da capacidade solidária, produtiva e cooperativa de uma parcela importante e estratégica de nossa população.

A juventude precisa de oportunidade para desenvolver seu potencial e a sociedade precisa ver a juventude como fator estratégico para o avanço da nação.

As “juventudes”, assim mesmo no plural, precisam ser vistas como um segmento social portador de direitos e protagonista do desenvolvimento e não somente uma faixa etária de transição, é a partir desse enfoque que defendo a construção de políticas públicas de juventude para nosso município.

Nesse sentido precisamos apresentar à sociedade, e em especial um novo canal de participação para nossa juventude com a finalidade da concretização de diálogo com os jovens, constituindo um banco de projetos específicos na área de juventude, apoiando e promovendo atividades de participação juvenil nas políticas públicas do nosso município.

Para sugerir idéias e entrar em contato com Cristiano Bassa envie uma mensagem pelo e-mail: cristianobassa@gmail.com.

Cristiano Bassa é presidente da Juventude do PDT e 1º Suplente de vereador em São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: