Coleção de arte da Renault vai ser atração no Museu Oscar Niemeyer

Blog Single
Mostra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil

O Museu Oscar Niemeyer abre em Curitiba o roteiro nacional da exposição Uma Aventura Moderna - Coleção de Arte Renault, incluída no calendário oficial das comemorações do Ano da França no Brasil. Pinturas, esculturas, desenhos e colagens estão entre as 96 obras em exibição.

Os trabalhos são assinados por 18 representativos artistas da segunda metade do século 20, como Miró, Vasarely, Arman, Jean Dubuffet e Erró. A exposição será aberta ao público no próximo sábado (16) e poderá ser visitada até 9 de agosto. Depois, segue para São Paulo, onde será apresentada no Museu de Arte Contemporânea.

A seleção integra o acervo da Coleção Renault, constituído entre 1967 e 1985. A mostra é dividida em quatro núcleos : O Universo Industrial, O Meio Ambiente Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética. Os trabalhos foram produzidos a partir de um sistema pioneiro de mecenato.

Com o objetivo de estabelecer um elo entre o universo industrial e a arte, a montadora convidou artistas, abriu as portas de sua fábrica e disponibilizou materiais, incluindo as peças de uso cotidiano em uma indústria automobilística. O resultado foi surpreendente: uma expressiva produção artística de vanguarda. Nas obras foram utilizados motores a parafusos, e transformados em arte.

“Eles apresentaram um espelho, talvez crítico ou sarcástico mas, ao final de contas, amplificador”, afirma a historiadora de arte e curadora do acervo, Ann Hindry, sobre o histórico encontro entre o mundo industrial e grandes nomes da arte contemporânea. Com mais de 300 trabalhos, o acervo resultante da parceria é composto por obras de artistas atuantes nos mais diversos movimentos da história da arte contemporânea.

Como exemplares desses movimentos, vale citar Jean Dubuffet, que junto de Jean Fautrier, foi um dos precursores e protagonista da Arte Informal na França. Robert Rauschenberg foi o grande instigador da Pop Art americana; enquanto que, Jean Tinguely, muito impregnado pelo Dadaísmo, ingressou no grupo dos Novos Realistas, orientado por Arman. Também Julio Le Parc, ativo participante da criação de um grupo de pesquisas da Arte Visual, e o pintor islandês Erró, principal personagem da Figuração Narrativa e considerado um dos protagonistas da Pop Art na Europa.

Serviço:
Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault
Patrocínio: Renault
Realização: MAC – USP
Apoios: Ministério da Cultura, Governo do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura
Visitação: de 16 de maio a 09 de agosto
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

Agência de Notícias governo do Estado

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: