São José dos Pinhais será beneficiado com a Copa do Mundo em Curitiba

Blog Single
Rede hoteleira e gastronômica serão alguns setores que terão vantagens diretas

Dia 31 de maio a Federação Internacional de Futebol anuncia as 12 cidades sedes do Brasil que receberão a Copa do Mundo 2014. Curitiba está entre os municípios favoritos. Os benefícios de organização de uma das chaves dos jogos com quatro nações vão além da Capital, e compreenderão a região metropolitana e principalmente São José dos Pinhais, pois a entrada para Curitiba é via o Aeroporto Internacional Afonso Pena, e muitos turistas poderão se hospedar na rede hoteleira local.

O fato da localização ser próxima da Capital, porém não tão próxima (13 km de um centro ao outro) já proporcionou a São José dos Pinhais a honra de ter a Seleção. Em novembro de 2003, o time do Brasil jogou pelas eliminatórias da Copa de 2006, no Estádio Pinheirão, contra o Uruguai, e empatou em 3 a 3. O hotel Paraná Golf (BR 376) hospedou o time brasileiro de 17 a 20 do mês, que contava com estrelas como Ronaldo “Fenônemo”, Kaká e Rivaldo. A executiva de contas Iracema Maciel lembra do fim de semana que entrou para a história do hotel. “Sendo um local mais afastado foi possível manter os jogadores longe do assédio dos fãs e da imprensa, e no caso da Copa do Mundo de 2014, acredito que os hotéis da região poderão ser utilizados como preparação e também para atender os turistas que virão para os jogos”, disse Iracema Maciel, que acrescentou que há alguns meses o time do Botafogo ficou no local quando enfrentou o Coritiba no Campeonato Brasileiro.

O jornalista Edson Militão cobriu várias Copas do Mundo e não tem dúvida que as cidades próximas de Curitiba serão beneficiadas. “São José como outras localidades com certeza poderão servir para que os times se preparem antes dos jogos”, comentou Edson Militão.

Para o presidente da Associação Comercial (Aciap), Ernesto Wiens, a Copa do Mundo beneficiará diretamente a rede de hotéis e serviços agregados. “São José dos Pinhais terá uma ótima oportunidade de divulgação internacional e muitas pessoas vão querer se hospedar próximo do aeroporto”, destacou Ernesto Wiens.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, existe uma regulamentação do governo do Estado que prevê a integração de várias cidades no atendimento a grandes eventos. “São José dos Pinhais pertence a chamada Rota do Pinhão, que envolve as cidades ao redor de Curitiba, portanto a inclusão do município como local a ser beneficiado pela Copa do Mundo é uma questão governamental”, disse Christian.

Na opinião do secretário a rede hoteleira estaria pronta para receber o evento, mas seria necessário melhoria da rede de gastronomia e transportes. “As obras em andamento da trincheira da Avenida Rui Barbosa e futuramente da Avenida das Américas serão cruciais para o deslocamento durante os jogos”, enfatizou Christian Bundt.


Infra-estrutura pode não ficar completa
De acordo com o engenheiro civil e professor titular de Transportes e Infra-Estruturas da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Ratton, as promessas feitas pelos governos não serão cumpridas até o meio do ano de 2014. “Curitiba possui uma estrutura urbana muito melhor que outras capitais, mas deve receber a Copa sem metrô, pois nenhuma cidade conseguiu construir um metrô de 20km em menos de sete anos de obras, e nos faltam apenas cinco anos”, questionou Eduardo Ratton.


Atleticanos são-joseenses
Nesta sexta-feira (22) a Embaixada Furacão de São José dos Pinhais realiza o tradicional jantar da torcida. O foco principal será a comemoração do recente título de Campeão Paranaense 2009. A festividade está marcada para as 20h30, no Calu Recepções. Convites de crianças R$ 15,00 e adultos R$ 35,00. Informações com Rogério Bassa – rogeriobassa@hotmail.com.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: