A arte de Roney, Irene e Edy

Blog Single
Por Adelino Venturi*

São José dos Pinhais é uma cidade de referência em vários sentidos. A nossa cidade se destaca nas áreas empresariais, na indústria, na agricultura, no comércio e prestação de serviços. A nossa entidade de representação empresarial possui todos os dados desse desenvolvimento, que é moderno, avançado.

Se, somos importantes no campo econômico e social –no social porque o desenvolvimento econômico cria boas condições de trabalho e renda- temos de nos revelar competentes também em outras áreas. É o caso da área cultural.

Hoje, temos a rara oportunidade de destacar alguns dos nossos artistas plásticos, gente simples, mas de grande talento. De maneira muito especial, e até como forma de gratidão por tudo o que ele já fez e pelo que representa para a arte e a imagem cultural da nossa cidade, destacamos o artista plástico Roney Erthal.

O nosso espetacular Roney já produziu 71 murais públicos, que podem ser vistos em muitos locais, inclusive na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São José dos Pinhais. Ele tem inúmeras obras em acervos no Brasil e no exterior. Entre tantas, são esculturas, criação de troféus, selos e carimbos comemorativos, etc. Roney é do mesmo patamar de arte e sabedoria de um saudoso Poty Lazarotto. O Poty era muito amigo de Roney e o convidou para produzir painéis também em Curitiba. Por respeito, Roney aguarda que se passem sete anos da morte do amigo para depois dar continuidade em Curitiba, onde já possui sete grandes obras, aos extraordinários painéis. Ele ainda possui títulos de “Personalidade

Empreendedor” nos anos de 2006, 2007 e 2008, na Assembléia Legislativa do Paraná, e uma infinidade de referências
culturais da sua arte.

Para nossa felicidade e orgulho, Roney Erthal é um dos participantes do programa que a Venturi patrocina na área cultural. Nossos artistas –que além de Roney inclui o Edy (Edson Renato da Silva) e Irene da Silva, ambos artistas plásticos da nossa cidade, muito reconhecidos e aplaudidos-

Realizam um belo trabalho em pedra sabão. Eles estão produzindo belas esculturas, que estamos comercializando para obter recursos para a Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele (APPAM) e o projeto Escola futebol, Feminino por Excelência, sob a coordenação da atleta Renata de Assis Silva. A procura pelas obras é grande, inclusive no Japão, para onde foi levada a obra denominada “Fé”. Roney ainda produziu “Anjos”, a Irene o “Totem” e Edy “homem se construindo”.

É um belo exemplo de solidariedade associado a um trabalho de arte plástica que orgulha a todos nós de São José dos Pinhais que amamos o belo, o extraordinário, a sensibilidade humana, a beleza da alma; que somos fraternos e solidários.

* Adelino Venturi é professor, empresário e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: