A conquista da Lua

Blog Single
Relato sobre a cobertura do acontecimento na antiga Rádio Guairacá, de Curitiba

Na antiga Rádio Guairacá, de Curitiba, dois jornalistas e um operador de som da emissora mantiveram-se em vigília para documentar o fato histórico mais importante do século 20, a chegada do homem à Lua.

Os jornalistas Ary Laurindo e Manoel Carlos Karam faziam a cozinha curitibana na transmissão mundial em cadeia com a Rádio Voz da América, de Washington.

Pouco depois da meia-noite, o operador Clemente Norberto Jaeger fez sinal de positivo indicando que a qualidade do som era perfeita. Laurindo abriu a transmissão em cadeia com a Voz da América e Karam redigiu textos de apoio com dados sobre os astronautas e a missão.

Laurindo destacou a participação do rádio amador curitibano que prestava serviços para a emissora americana, Conrado Holdorf, e sua poderosa antena no alto do morro do antigo Cassino Ahú, que captou o som direto da transmissão, inclusive com trechos do diálogo dos astronautas e o centro de operações da Nasa, na Flórida, passando por linha telefônica da antiga Telepar para os estúdios da Guairacá.

No alto do painel técnico da rádio curitibana um pequeno aparelho de TV mostrava ao vivo a epopéia da equipe de astronautas. Quando o comandante Neil Armstrong pronunciou a famosa frase –“o que é um pequeno passo do homem, é um grande salto para a Humanidade”- os ouvintes da Guairacá tiveram o som de sua voz amplificado.

A transmissão da conquista da Lua, que imortalizou os desbravadores astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, teve também um toque paranaense da equipe de jornalistas e operadores técnicos da Rádio Guairacá, em Curitiba, na madrugada histórica do dia 20 de Julho de 1969.

Manoel Carlos Karam faleceu em 2007 deixando um trabalho importante como jornalista e escritor. Clemente Norberto Jaeger é hoje um empresário em Santa Catarina. Ary Laurindo continua trabalhando na área. Ele é o editor chefe do jornal diário Metrópole, de São José dos Pinhais.

[PautaSJP.com - colaboração Ary Laurindo, especial para o site]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: