Atores são-joseenses querem implantar comédia Stand Up na cena local

Blog Single
Profissionais de comunicação elogiam iniciativa para aumentar as opções culturais na cidade

Um grupo de atores formados pela Escola Livre de Teatro de São José dos Pinhais planeja uma série de apresentações em bares e espaços públicos com performances estilo Stand Up Comedy (comédia em pé), gênero consagrado nos Estados Unidos, por comediantes como Woody Allen, anos 60, e Jerry Seinfeld, anos 90, e iniciado no Brasil por José Vasconcelos, Jô Soares e Chico Anysio.
Neste estilo não se contam apenas piadas, mas principalmente exemplificam-se situações engraçadas a partir de observações do cotidiano. Nesta semana até mesmo o Programa do Faustão, da Rede Globo, iniciou um desafio entre atores e comediantes, em que, no último domingo dos quatro concorrentes a melhor “engraçadinho”, três foram anunciados como comediantes stand up.
De acordo com a produtora cultural e atriz Juliane Andrade, vários atores de São José dos Pinhais e região estão sendo convidados para iniciar um trabalho de pesquisa sobre histórias são-joseenses que sejam roteirizadas, ensaiadas e levadas para apresentações em bares e outros espaços público. “Nos últimos anos encenamos e produzimos pequenas peças e performances teatrais em locais como a Cia do Pastel, e agora, com o sucesso deste gênero em Curitiba, por meio de comediantes como o Diogo Portugal, achamos que está na hora de iniciar este tipo de comédia em São José dos Pinhais”, contou Juliane.
Entre os moradores do município que gostam do gênero está o fotógrafo Candido Cordeiro. “É uma apresentação simples, muitas vezes um ator, um palco e um microfone, onde o talento do artista fica mais evidente. Gosto do Diogo Portugal, pela coragem e pioneirismo aqui no Paraná. Também gosto do Rafinha Bastos, pois o humor dele é inteligente e sagaz”, disse o fotógrafo que considera uma ótima idéia estas apresentações começarem na cidade, “todo o tipo de cultura é bem vinda. Espaço e público São José tem de sobra, sendo necessária apenas a viabilização”, falou Candido.
Na opinião do web designer e publicitário Anderson Müller Pereira, o Stand Up Comedy é um estilo inteligente onde os quadros críticos são embasados em assuntos culturais e políticos da atualidade. “Nessa linha destaca-se o grupo Terça Insana, que se diferencia dos demais pelas boas marcações de tempo e criatividade em suas peças. E está na hora da nossa cidade prover novas formas de entretenimento, diversificando a cultura local, para que os são-joseenses não precisem ir até outras cidades à procura de diversão”, disse Anderson, que acrescentou a importância de incentivo para a produção de bons shows, “isto aumentaria o comércio interno, a circulação do dinheiro na cidade e geraria oportunidades de novos empregos, beneficiando a todos”, concluiu Anderson.

Moda à brasileira
Na tradição norte-americana o estilo Stand Up Comedy é feito por apenas um humorista, colocado no palco de “cara limpa”. Mas no Brasil, os comediantes deste estilo às vezes usam pequenas caracterizações, sendo principalmente perucas e roupas, e também se apresentam com parceiros, que funcionam, no jargão da comédia, como escadas.
Uma das produções mais conhecidas do País são as encenações do Terça Insana, comédia com participação de vários atores, que esteve em Curitiba no final de maio, no Teatro Positivo, num show intitulado “Terça Insana – Fora da Lei”, que marca a terceira turnê nacional do grupo.
A mostra Stand Up é uma coletânea das melhores criações exibidas no palco do Avenida Club, onde se apresentam os atores todas as terças-feiras em São Paulo, desde o final de 2005, somando 600 mil espectadores na capital paulista. Dois atores fundadores do projeto estão no grupo, sendo Grace Gianoukas e Roberto Camargo.
Em sete anos o Terça Insana recebeu mais de 260 atores convidados, reciclou 10 vezes o elenco fixo, e levou ao palco suas criações com mais de 400 personagens apresentados em mais de 400 shows diferentes.

[PautaSJP.com e informações do site Terça Insana]







Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: